Sequência didática sobre a lenda do Saci, uma versão resumida do plano de aula completo das Lendas do Folclore Brasileiro. Essa sequência tem por objetivos trabalhar o conteúdo da lenda, o tema da inclusão através de produção artística e produção da paródia do Saci.
Sequência Didática: Paródia do Saci
COMO FAZER:
Momento 1: Relembre a lenda do Saci. Pergunte sobre as características desse personagem, aproveitando para comentar sobre a importância de respeitar as pessoas com deficiências.
Momento 2: Entregue uma folha para suas crianças e as ensinem a fazerem a dobradura da cabeça do saci. Após convide seus alunos a pintarem o chapéu e cabeça do saci com a tinta, mas segurando o pincel com os dedos dos pés. Depois da pintura, cole a dobradura em uma folha e deixe que as crianças completem, agora com as mãos e canetinha, o resto do Saci.
Momento 3: Converse com as crianças para elas contarem como foi a experiência em pintar com os pés. Quais as dificuldades que encontraram? E quais as estratégias usaram para conseguirem fazer a pintura? Comente que tem pintores que não tem mãos e usam os pés, assim como as pessoas que só tem uma perna. E estes precisam encontrar novas formas para resolverem as questões cotidianas que para nós é fácil. Converse, também, sobre como devemos respeitar todas as pessoas e tentar ajudá-las. Este conteúdo entra nas habilidades de ciência e religião do 1° ano, mas discuta o assunto com as outras séries levando em conta as competências gerais da Empatia e Cidadania.
Momento 4: Explique o que é uma paródia (escrever uma nova letra de música para uma melodia já conhecida). Convide seus alunos a montarem uma que tenha como assunto o Saci. Pode ser contando a lenda, ou falando das travessuras, ou até sobre inclusão e respeito às diversidades físicas… Divida a turma em grupos para ser mais fácil. Para montar a paródia, eles terão que escolher uma música e depois escrever uma letra nova sobre essa. Por fim, organize um momento para as apresentações.
Adaptando para Ed. Infantil:
Essas atividades foram pensadas para Ensino Fundamental, mas você pode adaptar para turmas de Educação Infantil, a partir dos 3 anos. Faça com seus alunos toda a parte de artes (dobradura, pintura do Saci com os pés e desenho do corpo). Depois faça a discussão sobre inclusão e necessidades físicas de acordo com a compreensão dos seus alunos. Se desejar trabalhar o tema da paródia, monte você uma paródia sobre o tema com base em um música infantil conhecida e ensine seus alunos. Brinque com a música, propondo gestos.
Gostou dessa atividade? Adquira o material completo para duas semanas de aula. ABAIXO:
EU QUERO!
Abraços, Shana Conzatti
Amei