Sequência didática sobre o Halloween, usando o símbolo “Abóbora” para trabalhar esquema facial, formas geométricas e estimular a prova de novos alimentos na Educação Infantil. É uma versão resumida do plano de aula completo do Halloween Divertido- 0 aos 6 anos.
Essa sequência didática também pode complementar os planos de aula sobre Esquema Corporal para Educação Infantil.
Sequência Didática: Assopra Fantasma
COMO FAZER:
Momento 1: Pinte uma lata ou mais latas com tinta branca. Desenhe o rostinho ou cole papel para fazê-lo. Prenda tiras compridas de papel crepom na borda da lata e prenda um cordão. Pendure as latas em árvores ou nas janelas da sala (como na imagem).
Deixe as crianças observarem o fantasma “se movimentar”. Converse com as crianças sobre o fantasma, se elas têm medo e o quê podem fazer para enfrentar esse medo. Deixe que contem e troquem experiências. Reforce que esse de lata é o fantasma camarada e deixe as crianças brincarem com ele, balançando e o fazendo voar. Após, observem o fantasma se movimentar “sozinho” e pergunte se as crianças sabem o quê está empurrando o fantasma, ajude-as a concluírem que é o vento. Pergunte que outros momentos percebemos o vento (ao ver as árvores balançando, quando sentimos passar por nós, bagunçam os cabelos…). E o quê seria o vento (o ar em movimento). Pode-se brincar com as crianças de assoprarem objetos leves ou abanar com leques para produzirem o vento.
Momento 2: Brinque de boliche do fantasma. Desenhe vários rostinhos nos copos e depois os empilhe em forma de pirâmide. Entregue a bola para uma criança por vez para tentar derrubar o máximo possível de copos. Após conte com as crianças quantos copos foram derrubados e quantos sobraram. Também pode-se dizer que expressões faciais foram derrubadas (João derrubou o fantasma triste e o assustado), e convidando as crianças a imitarem a expressão.
Momento 3: Utilize os copos para propor uma corrida de fantasmas. Coloque um copo ao lado do outro no chão ou sobre a mesa, e uma criança por copo. A criança deve assoprar o seu copo fazendo o fantasma andar para frente, e assim ganha quem conseguir fazer seu fantasma chegar primeiro ao fim do caminho. Volte a falar sobre a força do ar e vento.
Momento 4: Entregue a folha com forma de fantasma para seus alunos colarem algodão. Recorte os fantasmas e pendure com cordão pela sala de aula, assim as crianças observam seu movimento diante do vento e também já serve como decoração para a festinha final.
Gostaram dessa sequência didática de Halloween? No plano completo existe ainda como fazer as atividades para níveis diferentes de idade.
Gostou dessa atividade? Adquira o material completo para duas semanas de aula. ABAIXO:
EU QUERO!
Abraços, Shana Conzatti