Nessa sequência didática trago uma atividade para trabalhar as partes do corpo, esquema corporal, cooperação entre as crianças, noção de alturas, perceber que as diferenças físicas e desenvolver o respeito ao outro. Usando momentos artísticos, matemáticos e de linguagem para enriquecer a aprendizagem do conhecimento de ciências.
Está atividade é uma versão resumida do plano de aula completo com mais 11 sequências didáticas: Nosso corpo e órgãos – 5 anos até 1° do fundamental I.
Esquema Corporal: alturas e diversidade
Principais objetivos da BNCC: EI03EO05 e EF01CI02, EF01CI04
MATERIAL: Papel pardo grande, Tintas, Tesoura, Canetinha, Lã, Fitas métricas
COMO FAZER:
Momento 1: Leve as crianças para um lugar amplo. Proponha uma brincadeira de seguir o mestre com movimentos e nomeação das partes do corpo. Assim, quem é o mestre ao invés de fazer o movimento irá dizer, por exemplo: levantar o braço direito. E todos devem fazer o movimento. Vá incentivando que façam desafios como: tocar a canela, o cotovelo, o pulso… partes cada vez mais específicas do corpo.
Momento 2: Converse com as crianças sobre as partes do corpo. Entregue lãs para as crianças medirem as alturas dos colegas, cortando as lãs. Depois coloque as linhas no chão ou na parede para verem quais são mais altos, mais baixos e se tem crianças com a mesma altura. Faça a contagem de quantos tem o mesmo tamanho.
Então entregue as fitas métricas (para os do 1° ano) para verem qual o tamanho dos seus cordões e assim suas alturas. Ajude-os a contar os risquinhos e a escrever os números. Aproveite para comentar sobre a importância de ter instrumentos de medida. Deixe as lãs de medidas guardadas, pode ser em envelopes individuais. Ao final de alguns meses, volte a estes e refaça a medição das crianças para ver o quanto cresceram.
Momento 3: Pegue o papel pardo, comprido o suficiente para caber uma criança sobre. Ajude as crianças a decidirem quem será o molde, e a contornarem os corpos com canetinha no molde de papelão. Deixe que decorem o boneco pintando a roupa e fazendo cabelo e rosto de modo coletivo, organizando quem pinta qual parte. Depois proponha uma votação para escolherem o nome do boneco do grupo. Exponha o boneco.
VARIAÇÃO POR NÍVEL:
1°: Para as crianças de 4 e 5 anos faça todos os momentos como propostos. Pode oferecer a fita métrica para fazerem a medição de modo mais livre. E no momento de fazer a pintura do boneco ajude as crianças se organizarem, chamando dois ou três ao mesmo tempo para pintarem partes do boneco.
2°: Para o 1° ano faça todos os momentos como propostos, mas dê mais ênfase as medidas com fita métrica, pedindo que escrevam os números de suas alturas no caderno, os ajudando nos números quebrados. Após fazer a pintura do boneco, convide-os a escreverem as partes do corpo. Se a turma ainda está em um processo inicial de alfabetização, ajude-os a encontrarem as letras de cada palavra.
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Abraços, Shana Conzatti