Ideia de sequência didática de alimentação saudável trabalhando em cima de frutas híbridas para desenvolver conceitos das disciplinas de português, artes, e geografia com as crianças do Ensino Fundamental I, de acordo com a BNCC.
(Essa atividade que faz parte do plano de aula com mais 10 sequências didáticas: Frutas Divertidas)
Vamos inventar frutas híbridas?
Principais objetivos da BNCC: EF01GE11, EF02CG06, EF03GE05, EF04GE08, EF05GE05
MATERIAL:
- Caderno e lápis.
- Pode-se usar como referência as fichas do material de apoio que possuem os nomes escritos.
COMO FAZER:
1° Momento: Questione as crianças sobre o maior número de frutas que conseguir, vá fazendo uma lista das frutas ditas. Ou chame seus alunos ao quadro para irem escrevendo os nomes.
2° Momento: Comente sobre frutas que foram modificadas pela agricultura que são uma hibridização de duas frutas como a Nectarina: pêssego com ameixa. Se conseguir trazer alguns exemplares de frutas hibridas ou imagens, é interessante para ilustrar. Procure no dicionário a palavra “Híbrida” com as crianças para ajudar na compreensão do conceito. Converse sobre as características dessas frutas: se elas têm a cor de uma, o formato da outra…
3° Momento: Convide as crianças a criarem suas próprias frutas híbridas, pode ser em duplas ou em trios. As crianças escolhem quais frutas querem juntar, inventam seus nomes e reproduzem em desenho como essa nova fruta seria. Exemplo: melancia e abacaxi: Melacaxi
VARIAÇÃO POR NÍVEL:
1°/2°: Se sua turma ainda está em processo de alfabetização, faça a atividade de modo oral. Escreva as junções que forem sendo ditas. As crianças copiam no caderno e inventam o desenho.
3°/4°5°: As crianças podem fazer sozinhas a atividade. Depois de brincarem montando novas frutas com dois nomes, desafio-os a criarem com três nomes diferentes.
DICAS EXTRAS:
—Depois de terminarem as criações das frutas, use os nomes criados para fazer atividades de separação de sílabas e classificação (por em ordem alfabética, montar listas de frutas que tiveram o morango como base ou outra fruta…).
— Finalize trabalhando com a atividade do material de apoio na qual as crianças devem completar as vogais das frutas. Para turmas mais avançadas peça que separem as sílabas dessas palavras embaixo das figuras. (1°/2°3°)
Gostou dessa atividade? Adquira o material completo para duas semanas de aula. ABAIXO:
EU QUERO!
Abraços, Shana Conzatti