Esta atividade é uma versão resumida do plano de aula completo com mais 11 sequências didáticas: Higiene e Saúde para Ed. Infantil, CLIQUE AQUI para ver a apostila em nossa lojinha “Planos de aula e projetos”.

 

O quê é Higiene?

Principais objetivos da BNCC: EI03CG04 – EI03CG05, EI02CG04 – EI02CG05, EI01EO05, EI01CG04

Objetivos gerais: identificar os tipos de higiene, reconhecer objetos usados para fazer a higiene, conversar sobre a importância de termos bons hábitos de higiene.

 

MATERIAL:

– Vídeo ou história sobre higiene de sua preferência

– Objetos diversos de higiene, incluindo embalagens vazias de produtos de higiene.

– Caixa ou cesta grande

– Folha Círculo da higiene (Imagem abaixo para salvar e imprimir)

jogo da higiene para imprimir

– 8 prendedores por criança

– Cola e tesoura

– Lápis de cor

– Folha do material de apoio (objetos de higiene para colorir)

 

COMO FAZER:

Momento 1: Monte uma caixa exploratória com vários objetos que usamos para fazer higiene (toalha, escova de dente, pente, embalagens de xampu…). Deixe as crianças interagirem com os objetos, então vá perguntando que objeto é aquele e para o quê usamos. Conforme a resposta das crianças vá levando a conversa para ir generalizando que todos os objetos são para nossa higiene. Dê uma breve explicada o quê é higiene (estarmos limpos). Aproveite para perguntar se as crianças sabem por que devemos nos manter limpos?

Espalhe o conteúdo da caixa para as crianças brincarem livremente, sente e brinque juntamente como elas. Orientando de modo lúdico como usar aqueles objetos neles mesmos, em outras crianças ou com as bonecas. Fazendo comentários como: Vamos pentear o cabelo da boneca? Não se esqueça de escovar os dentinhos? Permitindo que nesse momento de faz de conta as crianças possam ir resinificando e mostrando como são tratadas nos momentos cotidianos de higiene, e reforçando modos mais adequados de realiza-los.

Momento 2: Organize com sua turma um cantinho da  higiene na sala, onde podem montar um chuveiro de faz de conta, pia, uma penteadeira com pentes… Para que brinquem e explorem as novas aprendizagens que ocorram durante o projeto de higiene. Caso não tenha espaço na sala deixe tudo dentro da caixa, e traga a caixa em momentos diversos de brincadeiras de faz de conta.

OBS.: Ao invés de trazer os objetos de higiene, é possível apenas pedir para que seus alunos procurarem em casa e reunam os objetos e embalagens de higiene encontradas. Podendo nomeá-los e tirando uma foto para mostrar quais encontraram ou mesmo mostrarem em vídeo.

Momento 3:  Entregue a folha do “Círculo da higiene” para seus alunos. Deixe que pintem e então recortem o círculo e depois os retângulos. Cole os retângulos em prendedores. E deixe que brinquem tentando colocar os objetos no lugar correto da imagem da higiene. Ou apenas peça para colarem os retângulos abaixo das imagens corretas do círculo.

Momento 4: Envie como tarefa de casa ou para fazer em casa a folha de pintar os objetos de higiene.

 

VARIAÇÃO POR NÍVEL:

1°: Para os bebês até 2 anos faça o momento 1 e 2 como proposto. Apresentando os objetos de modo lúdico. E interagindo durante as brincadeiras.

2°: Para as crianças de 2 até 3 anos e meio faça todos os momentos. Mas no momento 3 ao invés de entregar uma folha para cada criança fazer o seu próprio joguinho. Traga pronto alguns círculos e fichas, cole-os sobre um papel mais resistente e vá emprestando para as crianças brincarem, enquanto os outros estão envolvidos em outra brincadeira. Assim, você pode sentar com o pequeno grupo de crianças e ir ajudando-os a nomear os objetos e a encontrarem os locais corretos de prendê-los no círculo.

3°: Para as crianças de 3 anos e meio até 6 faça todos os momentos como propostos.

 

Gostou dessa atividade? Adquira o material completo para duas semanas de aula. ABAIXO:

EU QUERO!

 

Abraços, Shana Conzatti

perfil autor