Descrição
(Conteúdos alinhados à BNCC, Material digital entregue em PDF no seu e-mail. Atividades que se adaptam as turmas e aos níveis de ensino diversificados, para duas semanas de aula, veja um modelo, aqui.)
Idade: 0 até 6 anos.
CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS CONTEMPLADOS: EO, TS, EF, CG, ET
Competência geral desenvolvida: 8 – Autoconhecimento e Autocuidado
Objetivo principal: Desenvolver os 5 sentidos, proporcionando experiências de aprendizagens diferenciadas e significativas.
Alguns conteúdos deste plano:
- Quais sã nossos sentidos: esquema facial, nomeação das partes do rosto, perceber e nomear os órgãos do sentido relacionando-os às suas funções.
- Que cheiro é esse: Descobrir suas preferências olfativas, Classificação de cheiros (suaves, fortes, azedos…), Trabalhar a memória olfativa.
- Que som é esse: Perceber as diferenças de intensidade do som, Reconhecer que tipo de som é (telefone, buzina…),Trabalhar com memória auditiva e atenção.
- Jogo da memória auditiva: Perceber características sonoras de substâncias diferentes (líquido, sólido, grãos, areia…), trabalhar regras de jogo, paciência, interação com o grupo.
- Que gosto é esse: Classificação de gostos (doce, salgado, cítrico…), Trabalhar a memória relacionada ao paladar, incentivar o provar de novos sabores, Relacionar imagens aos nomes das frutas/alimentos.
- O quê eu vejo: Trabalho com sucata, Desenvolvimento da percepção visual e da fala, Noções de tamanhos, cores, localização de objetos.
- Guia do caminho: Trabalhar a noção de respeito a diversidade e inclusão, confiança de si e do colega. Percepção corporal e de localização.
- Que objeto é esse: Percepção e concentração. Trabalhar o sentido do tato. Trabalhar a motricidade fina e noções de tamanho, cores e nomenclaturas de objetos.
- Tapete sensorial: Motricidade ampla, Percepção das sensações do movimento e do tato. Produção artística em diferentes superfícies.
- Experiências Melecadas: Transformação de substâncias. Percepção de medidas. Motricidade ampla e fina.
+
Folha com imagem dos sentidos para imprimir