Descrição
(Conteúdos alinhados à BNCC, Material digital entregue em PDF no seu e-mail. Atividades que se adaptam as turmas e aos níveis de ensino diversificados, para duas semanas de aula, veja um modelo, aqui.)
Série: 1° ao 5° ano fundamental I.
HABILIDADES CONTEMPLADAS: LP e AR
Competência geral desenvolvida: 1 – Conhecimento
Objetivo principal: Trabalhar o gênero textual História em Quadrinhos, estimulando a criatividade e reflexão crítica da criança, objetivando criar crianças leitoras.
Alguns conteúdos deste plano:
- Conhecendo as histórias em quadrinhos: Conhecer as características textuais das revistinhas em quadrinhos; Sequência de fatos; Conhecer os diferentes recursos de fala (os balões das histórias); Descobrir as onomatopeias; Interpretação de texto/imagens.
- Diferentes recursos narrativos: Sequência de fatos; Conhecer os diferentes recursos de fala (os balões das histórias); Diferenciar histórias de tirinhas em quadrinhos; Interpretação de texto/imagens.
- O quê são onomatopeias: Conceito de onomatopeias; Expressar sons com palavras; Identificar diferentes escritas; Entonação de leitura; Brincar com os sons e a escrita
- Conte uma história: Desenvoltura; Oralidade; Leitura; Noção de início, meio e fim; Interpretação de texto; Criação narrativa.
- Encontre o que falta: Interpretação textual; Ordem de acontecimentos; Percepção de detalhes; Trabalho em equipe; Noção de parte e todo.
- Criando Tirinhas: Produção Textual; Planejamento; Leitura e escrita; Desenvolvimento do grafismo; Autoestima;
- Brincadeira das perguntas: Expressões; Oralidade; Pontuação; Interpretação textual; Perguntas e respostas; Raciocínio Rápido
+
15 atividades complementares e exclusivas para imprimir