Nessa sequência didática Junina trabalhamos os campos de experiências relacionados a musicalidade, movimento, percepções do seu corpo, noção de perigo e interação com o outro. Seu alunos vão adorar essa brincadeira “Pula Fogueira”, que é uma versão resumida do plano de aula completo do Festividades Juninas para crianças de 2 aos 6 anos.
Sequência Didática: Pula Fogueira
COMO FAZER:
Momento 1: Apresente para as crianças a música pula-fogueira, deixe tocar e brinque com elas. Dance e cante incentivando o movimento de impulsionar-se ou pular. Após a música sente com as crianças e converse sobre os perigos do fogo e que só podem pular se for em uma fogueira de brincadeira. Também questione para o quê as pessoas usam/usavam as fogueiras (aquecer/cozinhar/iluminar/se comunicar com outra tribo…)
Momento 2: Convide as crianças a fazerem uma fogueira. Coloque no chão vários rolinhos de papel higiênico e papel celofane ou crepom. Deixe que as crianças interajam com o material. Aproveite o momento para as crianças perceberem os barulhos que cada material faz ao ser amassado, se pode rolar, assoprar…
Momento 3: Convide as crianças a montar uma fogueira grande com os rolinhos (colando com cola quente) e coloque dentro os papéis amassados pelas crianças. Mostre para eles e reforce que ali é a fogueira de São João. Faça brincadeiras de faz de conta, mostrando que ali é quente. Então toque novamente a música e brinque com as crianças de pular a fogueira, na qual as crianças vão tentar passar por cima sem cair ou se queimar. Para as crianças pequenas segure suas mãos para ajudá-las a pular.
“Pula a fogueira, iaiá!
pula a fogueira, ioiô!
cuidado para não se queimar
olha que a fogueira
já queimou o meu amor!
nessa noite de festança
todos caem na dança
alegrando o coração
foguetes, cantos e troça
na cidade e na roça
em louvor a São João
nessa noite de folguedo
todos brincam sem medo
a soltar seu pistolão
morena flor do sertão
quero saber se tú és
dona do meu coração” (Para ouvir a música, AQUI)
Momento 4: Registro da atividade: fogueira assoprada (por a tinta vermelha e amarela na base para eles assoprarem e formar o fogo, depois colar gravetos/palitos na base).
Gostou dessa atividade? Adquira o material completo para duas semanas de aula. ABAIXO:
EU QUERO!
Abraços, Shana Conzatti
Amei!
Fico feliz que tenha te ajudado. <3
Amei essa sequência didática apesar de já estarmos em 2021 mas tudo se renova