Sequência didática das quantidades estouradas trabalha números e quantidades, usando os campos de experiência relacionados a percepções de conceito matemático (ET) e movimento (CG) na Educação Infantil, ou a disciplina de matemática no 1° ano do Ensino Fundamental. É uma versão resumida do plano de aula completo Números e Quantidades (2 anos até 7 anos)

Essa sequência didática também pode complementar os planos de aula sobre Formas geométricas, além de jogos matemáticos especiais.

Sequência Didática: Quantidades Estouradas

objetivos números e quantidades bncc

COMO FAZER:

Preparação:

Escreva no quadro ou cole os números que deseja trabalhar. Desenhe nos papéis bolinhas que indiquem as quantidades dos números, enrole os papéis e coloque dentro do balão. Encha os balões ou deixe que seus alunos encham. Prenda os balões em uma parede.  Faça a quantidade de balões que todas as crianças possam estourar uma ou duas vezes.

Execução:

Momento 1: Sente com as crianças a frente dos balões. Conte de modo coletivo quantos balões têm, faça perguntas se é o mesmo número de alunos ou mais. E quantos a mais. Depois mostre os números e faça a contagem da sequência apontando para os números. Antes de iniciar a brincadeira com balões, você pode apontar para um número aleatório e pergunta qual o nome deste, para as crianças irem decorando os nomes dos números.

Momento 2: Chame uma criança por vez e lhe entregue um alfinete ou joaninha para ela estourar o balão. Se a criança tem receio, a incentive e ajude mostrando que é apenas o barulho e uma brincadeira. Deixe que a criança pegue o papel que estava dentro do balão. Ajude-a a contar as bolinhas e colar o papel abaixo do número que indica a quantidade. Repita a brincadeira até acabar os balões.

Momento 3: Entregue uma folha para as crianças para que reproduzam do modo que conseguirem o resultado do jogo. Escrevendo os números e desenhando as quantidades (caso haja mais de um papel no mesmo número, retire-os deixando apenas um para não confundir as crianças na hora do registro).

Momento 4: Escreva no quadro Impar e Par formando duas colunas e desafie as crianças e colocarem os papéis com as quantidades no número que a representa, se é par ou ímpar. Pode-se chamar uma criança por vez ou faça de modo coletivo. Depois incentive as crianças a escreverem outros números nas colunas corretas.

 

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EU QUERO!

 

Abraços, Shana Conzatti

 

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