Trago uma sequência didática a ser feito com crianças do 4° ano do ensino fundamental até o 3° do ensino médio para trabalhar com os alunos uma reflexão sobre o uso das redes sociais, tentando ajudá-los a ter uma relação mais saudável com esse mundo online que nos rodeia. Essa atividade faz parte do nosso plano de aula “Uma fada madrinha para minha férias” que desenvolve outras atividades sobre o tema das mídias além do incentivo à literatura, CLIQUE AQUI para ver a apostila.
Lidando com as redes sociais:
Objetivos: propor reflexão sobre o uso das redes sociais, trazendo experiências pessoais e estratégias para o uso de modo seguro e de enfrentamento de situações virtuais problemas.
Objetivos principais BNCC:
Fundamental I: EF15LP09, EF15LP10, EF35LP15
Fundamental II: EF69LP09, EF69LP13
Médio: EM13LP18, EM13LP27, EM13LP43, EM13CHS504
Desenvolvimento:
Momento 1: Não diga que a redes sociais são ruins e que não deveriam usar, pois sabemos que já faz parte de nossa realidade e muito mais dos jovens. Então proponha uma conversa descontraída com os alunos perguntando quais redes sociais gostam de usar, e o quê mais gostam nessas redes. Permita que discordem ou concordem um com o outro, sempre mantendo o respeito.
Momento 2: Agora relembre a história “Uma fada madrinha para minhas férias” ou outra que esteja usando como apoio e peça para eles analisarem quais os aspectos negativos que as redes sociais podem nos trazer. Vá anotando no quadro as percepções trazidas pela turma. Conforme aquilo que vão trazendo, escreva frases que resumam as ideias como:
- Nos preocuparmos muito como o quê o outro posta,
- vida real nem sempre é o quê mostramos
- todos saberem muito de nossa vida pessoal
- comentários maldosos dos outros
- ter seguidores e curtidas como sinônimos de sucesso pessoal
- passar muito tempo no virtual
- não conversar ou interagir de modo presencial
Se alguns aspectos importantes negativos não forem citados por seus alunos, sugira a ideia. Tenha o cuidado para não agir de modo moral, pois isso afastará seus alunos. Prefira se concentrar em aspectos mais sociais das interações com as redes sociais.
Momento 3: Separe a turma em grupo. Entregue um problema, ou seja, uma frase das listadas anteriormente, para cada grupo. Deixei que o grupo discuta por um tempo com o objetivo de encontrarem formas de amenizar esses problemas. Então junte novamente as crianças e deixe que cada grupo conte quais estratégias encontram para amenizar esses problemas.
Vá anotando no quadro o quê dizem, ou cole aquilo que as crianças apresentaram. Ao final monte coletivamente um cartaz com essas ideias para deixar na sala.
Momento 4: Usando as ideias postas no cartaz, organize com seus alunos uma espécie de manual de estratégias para usar de modo mais saudável as redes sociais. Esse manual depois será impresso e enviado para cada criança, ou mesmo pode ser distribuído pelas redes sociais.
Gostou dessa atividade? Adquira o material completo para duas semanas de aula. ABAIXO:
EU QUERO!
Abraços, Shana Conzatti