Atividade voltada à Higiene e saúde trabalhando com as crianças de 4 até 7 anos os conceitos do quê são e para o quê servem os dentes. E posteriormente realizando um gráfico dos dentes de leites perdidos pelas crianças para trabalhar conceito matemáticos. (Essa atividade que faz parte do plano de aula com mais 11 sequências didáticas: Saúde Bucal, CLIQUE AQUI para conhecer a apostila completa)
Atividades de saúde bucal: O quê são os dentes?
Principais objetivos da BNCC: EI03CG04, EI03ET07, EI03ET08 – EF01CI03, EF01MA21
MATERIAL:
- Textos ou vídeos sobre os dentes e suas curiosidades
- Espelho
- Papel pardo ou cartolina
- Canetinha
- Lápis de cor
COMO FAZER:
Momento 1: Traga para sua turma imagens, vídeos e textos simples que expliquem o quê são os dentes: Do quê são feitos (ossos)? Para que servem? Quais os tipos de dentes temos, para o quê cada dente serve? E sobre os dentes de leite. E o quê acontece se não cuidamos bem dos dentes (que vem cárie, que cai). Proponha uma conversa com as crianças interligando o material trazido juntamente com os conhecimentos prévios das próprias crianças. Se desejar vá anotando no quadro ou em um cartaz as descobertas e dúvidas surgidas durante essa conversa.
Momento 2: Após a pesquisa convide as crianças a irem ao espelho e observam seus dentes e dos colegas. Aproveite para fazer contagem de dentes e comparações se todas as pessoas têm dentes iguais, se alguns têm mais ou menos dentes.
Momento 3: Sente com as crianças em roda. Monte um gráfico de preferências em um cartaz fazendo a linha vertical e horizontal. Na vertical coloque a numeração que representa o número de dentes, na horizontal quantas crianças realizaram aquela resposta. Entregue quadradinhos coloridos de mesmo tamanho para seus alunos (como o modelo da imagem a cima). Vá perguntando quantos dentes de leite cada criança já perdeu. E a criança cola o seu papel na coluna correspondente. Depois que todos colarem os papéis, faça a contagem coletiva das respostas: quantas crianças perderam 1 dente, quantas 2 dentes… e assim por diante. Ao final desafie as crianças e responderem quantos dentes a maioria dos colegas perdeu e depois qual foi o menor resultado.
VARIAÇÃO POR NÍVEL:
1°: Para as crianças da Ed. Infantil faça todos os momentos dando maior suporte. Ajude individualmente seus alunos a pintarem a quantidade certa de dentes na folha. No momento 4 monte todo o gráfico de modo coletivo e as respostas de modo oral. Depois exponha o gráfico.
2°: Para o Ensino Fundamental faça todos os momentos como propostos. No momento 1 pode-se realizar um texto coletivo de informações básicas sobre os dentes para as crianças copiarem no caderno. No momento 4 após fazer o gráfico de modo coletivo, você pode fazer perguntas no quadro sobre as quantidades e interpretação dos resultados do gráfico para seus alunos responderem no caderno.
Gostou dessa atividade? Adquira o material completo para duas semanas de aula. ABAIXO:
EU QUERO!
Abraços, Shana Conzatti