Compartilho com vocês essa atividade para conversar sobre o sistema respiratório que fiz com minha turma com crianças de 4 anos, e foi um sucesso. Uma ideia para trazer de forma lúdica o funcionamento de nosso corpo, que na Educação Infantil é uma questão de curiosidade que podemos acrescentar em um projeto pedagógico sobre o corpo. E no 1° ano do ensino fundamental faz parte do currículo.
(atividade que faz parte do plano de aula com mais 11 sequências didáticas: Nosso corpo e órgão, CLIQUE AQUI, para ver a apostila completa)
Sistema respiratório: Construindo o pulmão
Principais objetivos da BNCC: EI03EO05 e EF01CI02, EF01CI04
MATERIAL: Imagem do sistema respiratório, Folha de desenho, Lápis de cor e canetinha, Papel pardo, Saquinhos plásticos, Durex, Canudos, Rolinhos de papel higiênico
COMO FAZER:
Momento 1: Comece fazendo brincadeiras com as crianças de respiração, percebendo quando nosso peito se enche e quando se esvazia. Mostre as imagens dos pulmões e converse sobre a função da respiração. Pergunte se sabem o quê pode prejudicar nossa respiração (poluição, fumaça, cigarro…). Deixem que falem sobre, se desejar traga algum vídeo informativo para crianças sobre o tema.
Momento 2: Construa com as crianças um pulmão no papel pardo como na imagem a cima. Prenda o canudo no saquinho plástico e passe fita durex para evitar que o ar saia pelos lados. Cole o rolinho e os canudos no papel pardo. Mostre para as crianças, explicando quais são aquelas partes. E para mostrar como nossos pulmões funcionam, se enchendo e esvaziando de ar.
Depois pode deixar que as crianças fazerem o experimento assoprando os canudos. Por questões de higiene, você fazer versões menores para cada aluno ter o seu para brincar, ou higienize os canudos para cada criança.
Momento 3: Entregue uma folha para as crianças representarem os pulmões através de desenhos como desejarem.
VARIAÇÃO POR NÍVEL:
1°: Para as crianças de 4 e 5 anos faça os momentos como propostos, no momento 3 entregue uma folha com a traqueia já desenhada para elas colocarem os pulmões.
2°: Para as crianças do 1° ano deixe que façam todos os momentos como propostos. E no desenho podem escrever o nome das partes (pulmão, traqueia, veias…)
Gostou dessa atividade? Adquira o material completo para duas semanas de aula. ABAIXO:
EU QUERO!
Abraços, Shana Conzatti