Sequência didática de sombra e movimento para trabalhar os campos de experiência relacionados ao esquema corporal, percepções de tamanho e distância na Educação Infantil. É uma versão resumida do plano de aula completo do Esquema corporal – 0 aos 4 anos.
Essa sequência didática também pode complementar os planos de aula sobre Identidade ou 5 sentidos para Educação Infantil.
Sequência didática corporal: Sombra e Movimento
Como fazer:
Momento 1: Leve os bebês/crianças para um local amplo e com sol, no qual eles consigam ver suas sombras. Mostre as sombras que eles fazem. Deixe que brinquem com a descoberta: que movimentem o corpo, se afastem ou se aproximem e vejam como sua sombra se modifica. Proponha desafios: vamos deixar sombra bem grande? Pequena? Como fica quando levantamos os braços? E se pularmos?
Momento 2: Com um giz de quadro risque no chão o contorno das sombras produzidas e mostre para as crianças como são seus contornos.
Momento 3: Brinque com os contornos no chão. Deixe que os bebês tentem deitar sobre o contorno para ver se é do mesmo tamanho deles. Que outro colega faça sombra sobre o contorno tentando imitar o movimento (que sua sombra encaixe sobre o risco no chão).
Momento 4: Sente com as crianças e deixe que relatem o quê aprenderam com essa experiência com a sombra (como é feita a sombra, como fazer para ela ficar maior…).
Gostou dessa atividade? Adquira o material completo para duas semanas de aula. ABAIXO:
EU QUERO!
Abraços, Shana Conzatti